Atenção: Ninguem está autorizado a copiar alguma coisa deste website!

Usuários online de momento: online
Fechar

Blog de Ciências

Bem Vindo ao blog de Ciências do Bruno Ribeiro.


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Classificação dos Piroclastos

Materiais Vulcânicos Sólidos

Classificação dos piroclastos

Cinzas Vulcânicas - até 2mm
Areias - 2 a 5mm
Lapilli - 5mm a 5cm
Bombas Vulcânicas - maior do que 5cm


Obsidiana- É um vidro formado a partir do arrefecimento rápido da lava.
Brecha vulcânica- É uma rocha formada a partir de pedaços da chaminé vulcânica,que foram arrancados pela subida da lava.

Pedra-pomes- A pedra-pomes é uma rocha muito porosa e leve,é formada através do arrefecimento da lava com muito gás,quando a rocha solidifica o gás vai saindo.

Materiais Vulcânicos líquidos.

Lavas:

Lava fluída - Lava com pouco gás,bastante líquida e tem temperaturas muito elevadas. É uma lava que tem longas escoadas. Os cones vulcânicos formados são baixos e largos,os piroclastos grandes, bombas vulcânicas e lapilli.

Nota: A lava fluída tipica dos vulcões Havaianos,tem o nome de Pahoehoe 

Lava viscosa- A lava viscosa tem muito gás, é menos líquida que a Lava Fluída,as suas temperaturas são igualmente,mais baixas que a da Lava Fluída. As escoadas de lava são curtas, os cones vulcânicos formados por este tipo de lava são altos e estreitos,os piroclastos são pequenos, cinzas vulcânicas,areiras e lapilli.

Lava muito viscosa- A lava muito viscosa tem muito gás, é quase sólida, a sua temperatura é ainda mais baixa do que a da Lava Viscosa. Este tipo de lava tem como caracteristica não formar escoadas de lava,ao acumular faz uma espécie de rolha, originando a agulha vulcânica. O gás como não consegue sair,acumula-se na chaminé vulcânica e pode explodir a agulha vulcânica,dando origem á nuvem ardente.
Neste tipo de lava, os piroclastros se forem emitidos,são cinzas vulcânicas.


Agulha vulcânica – É uma "tampa" formada através pela acumulação de lava muito viscosa.